quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Lei Estadual Proíbe Cobrança de Taxas

A lei estadual nº 15.103, sancionada no dia 20 de setembro de 2013 (e publicada no dia 21), proíbe que as instituições de ensino superior efetuem cobrança de taxa para emissão de primeira via de documentos.


Essa pratica é antiga e alguns valores nem são tão salgados, mas quando no caso das instituições privadas por exemplo, é somado ao valor da mensalidade, pesa no orçamento mensal. No entanto, o valor é pesado mesmo para os estudantes bolsistas, que para conseguirem as bolsas de estudos, tiveram a situação socioeconômica comprovada, e mesmo assim, nunca foram isentos de tais cobranças.

Mesmo aos estudantes de instituições publicas, a cobrança vem no sentido de burocratizar o acesso dos estudantes. As vezes nem pelo valor, mas pelo fato do estudante ter que se locomover até uma agencia bancária para efetuar o pagamento e só então, voltar para a universidade para pegar o documento requerido.

Porém, as entidades estudantis, e os estudantes como um todo, precisam estarem atentos para que essa cobrança seja feita de outra maneira. Como por exemplo, anexadas ao valor total das mensalidades. Caso isso ocorra, a lei terá efeitos exatamente contrários dos quais se propõe alcançar.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Para Mudar Participará de Formação da FENED

Acontecerá neste fim de semana (de 27 a 29) no Diretório Central dos Estudantes da Federal da Paraíba (DCE da UFPB), o I Curso de Formação Politica da Regional NE II da Federação Nacional dos Estudantes de Direito - FENED.

Com uma programação que pretende pautar desde politicas transversais como LGBTT, Mulheres e Negros e Negras, até o modelo de universidade popular que queremos, o curso tende a ser um rico espaço de debate e troca de experiências entre diversos coletivos e entidades de Direito da Região.

Programação do I CFP da FENED NE II

Nós do Coletivo Para Mudar, cientes da necessidade de inserir nossa faculdade nos espaços de debate e construção coletiva do movimento estudantil, estamos fazendo um esforço para deslocar o máximo possível de estudantes para este momento.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Calourada Pra Quem?

Nos últimos dias, o assunto "calourada" tem tomado conta de parte considerável do tempo de todas as rodas de conversa entre estudantes de Direito e mesmo de outros cursos da Faculdade Salesiana do Nordeste. Sem duvidas, um momento importante para a vivencia acadêmica, e que nós, do Coletivo PARA MUDAR, enquanto estudantes organizados com referência em pelo menos 49% dos estudantes da faculdade, não podemos nos furtar em emitir opinião.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Inicio de Gestão do DA Revela Politica Adotada

 Na noite da ultima quinta-feira, 11, a direção do Diretório Acadêmico Dom Helder Câmara, sorteou três ingressos para 2º Fórum de Criminologia e medicina legal a ser realizado no próximo fim de semana.

 Uma clara tentativa de aproximação dos estudantes, depois de um período de omissão, e intensos desgastes pelo episódio em que o presidente esteve envolvido. Este sorteio foi a primeira “atividade” do diretório sob essa nova gestão, e já revela um viés de atuação muito perigoso.

sábado, 7 de setembro de 2013

Trote Solidário FASNE

Faculdade Salesiana do Nordeste promove o Trote Solidário, incentivando calouros e veteranos a doarem fraldas geriátricas e leite.
Nós, apoiamos essa iniciativa, PARA MUDAR!


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Carta Aberta Aos Estudantes de Direito da FASNE

Carta Aberta Aos Estudantes de Direito da FASNE

Saudações estudantis!

            No semestre 2013.1, o Diretório Acadêmico Dom Helder Câmara, realizou o primeiro torneio de futsal da faculdade. Um momento importante para a história da entidade, que dinamizava a vida acadêmica promovendo uma atividade de integração e de incentivo à pratica do desporto.
            Cada equipe tinha em média dez pessoas, e tiveram que pagar uma taxa de inscrição individual no valor de R$ 10. O DA ainda arrecadou algumas generosas doações. No entanto, passado o torneio o então diretor de esportes do Diretório, se negou a prestar contas da atividade.
            O tempo passou e veio a campanha eleitoral para a nova gestão do Diretório. Eis que este estudante, inscreve uma chapa onde assume a vaga de presidência. Depois de muita pressão dos que compunham a antiga gestão, em reunião com o professor Gustavo (coordenador do curso de Direito), ele assinou um documento, se comprometendo a prestar contas da referida atividade, sob pena de inelegibilidade. Este documento ficou exposto no quadro de avisos do curso até o início desse semestre. A eleição chegou, e esse grupo saiu vencedor por uma diferença de nove votos.
            A prestação de contas foi feita, e foram detectadas várias e graves irregularidades, além das contas “não baterem”. Até a noite de ontem, o entendimento da comissão eleitoral era que o candidato a presidente, não assumiria, havendo a possibilidade de novas eleições. No entanto, ao contrário do que todos esperavam, a decisão foi que o presidente irá repor o dinheiro que foi desviado (assumindo assim, as irregularidades cometidas), e que caberia a sua chapa, enquanto gestão, deliberar sobre sua permanência ou não no cargo. Um total absurdo.
            O Estatuto do Diretório Acadêmico prevê que pra que uma chapa tenha condições de concorrer ao pleito, precisa ter no mínimo, nove estudantes devidamente matriculados na Faculdade. A chapa que hoje assume, já não consta com esse numero mínimo.
            É INACEITAVEL que esta pessoa assuma o cargo máximo de representação estudantil de nossa faculdade. Isso representa um risco à instituição DA. Em tempos de uma crise de legitimidade, fatos como esse só vem a contribuir com um descréditos tanto nas instâncias de representação política, quanto de deliberação (uma vez que a comissão eleitoral se comportou de maneira passiva diante de tantas irregularidades).
            Diante disto tudo, queremos tornar esses fatos do conhecimento de todos/as e solicitar uma ASSEMBLEIA GERAL dos estudantes do Curso, para deliberar a inelegibilidade do presidente que assume hoje o Diretório Acadêmico, e exigir novas eleições.
             Acreditávamos que neste caso a justiça e o bom senso seriam evidenciados, mas como não o aconteceu, estamos na luta, pela moralização do processo e contra esse atentado ao Movimento Estudantil Organizado.


Coletivo Para Mudar FASNE

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

[Artigo] Mais Direitos e Menos Estado Penal Para a Juventude

Mais direitos e menos Estado Penal para a juventude
Por Bruno Elias*

A divulgação das imagens de tortura de adolescentes infratores na Fundação Casa (ex-Febem) compõe um retrato representativo da violência contra a juventude brasileira.

O mesmo governo de São Paulo, responsável pela instituição que viola os direitos dos adolescentes privados de liberdade, apóia a redução da maioridade penal e propôs em abril um projeto de lei que prevê o aumento do tempo de internação no sistema socioeducativo para 8 (oito) anos. 

domingo, 11 de agosto de 2013

11 de Agosto, Dia do Estudante!

11 de Agosto também é dia do/a estudante. Nós estudantes e integrantes do Coletivo Para Mudar - FASNE, deixamos uma mensagem em forma de música para tod@s!




A tradução Clicando Aqui
11 de Agosto também é dia do/a Advogado/a Confira a Mensagem do presidente da OAB-PE Clicando aqui

11 de Agosto, Dia do Advogado

Dr. Pedro Henrique, presidente da OAB-PE, manda mensagem para os advogados


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Avanços na Faculdade, Vitória dos Estudantes!

Durante a campanha eleitoral para o Diretório Acadêmico Dom Helder Câmara, nós Coletivo Para Mudar promovemos um bom debate politico, e os resultados já começam a aparecer.

 Respeitando a disputa e não entrando em questões menores, nosso objetivo único era o debate horizontal da faculdade. Criamos uma plataforma com dez polêmicos pontos, que na nossa concepção, eram e são, prioridade para a melhoria das condições de estudos na Faculdade.


Veja a plataforma clicando aqui

Dos dez, dois problemas já passaram por notórias transformações.

O Ponto Nº 07 falava da Criação de um informativo impresso do DA. A nova direção ainda não tomou posse, no entanto, nós do Coletivo, lançamos o Erga Omnes, informativo que surge pra suprir essa lacuna na comunicação entre os estudantes.

Outro ponto fundamental, foi o numero 10, "Participação dos estudantes na montagem da grade de horário das turmas". Na nossa avaliação, a politica de montagem das grades, se mostrava na pratica, contraproducente, cansativa, tanto para estudantes, quanto para professores. O primeiro período do semestre 2013.1 por exemplo, tinha quatro aulas por dia da mesma cadeira, todos os dias da semana, com exceção da terça-feira. Essa demanda, teve imensa adesão por parte dos estudantes e por onde quer que falássemos  recebíamos apoio.


terça-feira, 6 de agosto de 2013

Boas Vindas!

A noite desta segunda-feira, 05, marcou a vida de algumas dezenas de pessoas. Foi o primeiro dia do semestre 2013.2 na Faculdade Salesiana do Nordeste, primeiro dia na faculdade para muitos.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Feto Pode Receber Indenização Por Danos Morais

Feto pode receber indenização por danos morais

STJ

Citando o direito à proteção jurídica de fetos, que possuem direitos da personalidade de forma reflexiva, a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça rejeitou recursos e manteve decisão que condenou a Golden Cross ao pagamento solitário de indenização a um casal e à sua filha, que ainda era um feto quando o caso ocorreu, após erro em exame de ultrassonografia com translucência nucal (TN). 

sexta-feira, 12 de julho de 2013

ISTOÉ: O Brasil Tem Metade dos Médicos Que Precisa

O Brasil tem metade dos médicos que precisa

Conheça o retrato dramático da saúde pública no Brasil e saiba por que o programa do governo de importação de médicos pode ajudar a resolver esse flagelo

No início do ano, uma pesquisa do Ipea realizada com 2.773 frequentadores do SUS, o Sistema Único de Saúde, indicou que o principal problema de 58% dos brasileiros que procuram atendimento na rede pública é a falta de médicos. Num País com cerca de 400 mil médicos formados, no qual pouco mais de 300 mil exercem a profissão, nada menos que 700 municípios – ou 15% do total – não possuem um único profissional de saúde. Em outros 1,9 mil municípios, 3 mil candidatos a paciente disputam a atenção estatística de menos de um médico por pessoa – imagine por 30 segundos como pode ser a consulta dessas pessoas. Na segunda-feira 8, no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff assinará uma medida provisória e três editais para tentar dar um basta a essa situação dramática em que está envolta a saúde pública do País. Trata-se da criação do programa Mais Hospitais, Mais Médicos. Embora inclua ampliação de bolsas de estudo para recém-formados e mudanças na prioridade para cursos de especialização, com foco nas necessidades próprias da população menos assistida, o ponto forte do programa envolve uma decisão política drástica – a de trazer milhares de médicos estrangeiros, da Espanha, de Portugal e de Cuba, para preencher 9,5 mil vagas em aberto nas regiões mais pobres do País.

LEITOS DESASSISTIDOS
Em 15% dos municípios brasileiros não é possível
encontrar um único profissional de saúde

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Necessidade de Voltar a Receber Pensão Deve Ser Provada

A ex-mulher que renuncia de forma espontânea a pensão alimentícia, por ocasião de separação judicial, não pode posteriormente pleiteá-la sem forte justificativa sobre tal necessidade. 

Sob esse entendimento, a 2ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina deu parcial provimento ao Agravo de Instrumento interposto pelo ex-marido, para isentá-lo de bancar alimentos para a ex-esposa no montante de 60% do valor do salário mínimo. 

PF vai investigar espionagem internacional de e-mails

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Federal, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações, inicie uma investigação sobre as denúncias de que houve monitoramento internacional de telefonemas e e-mails no Brasil. O pedido partiu do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ao enviar ofício demonstrando preocupação com notícias divulgadas pelo jornal O Globo, que colocam o Brasil como alvo de uma rede de vigilância global. 

sábado, 6 de julho de 2013

Consulta via plebiscito é importante para a democracia, defende OAB


Brasília – “A OAB sempre defendeu instrumentos de democracia direta, como plebiscito, referendo e iniciativa popular de leis. Consultar o povo significa mais democracia, o que é sempre salutar”, registrou o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado. 

Para Marcus Vinicius, a ideia de convocar um plebiscito para ouvir a população, inclusive em tema de reforma política, não pode ser considerada uma ideia ruim ou contrária à democracia. “O que temos que evitar são mudanças na Constituição Federal, mas o sistema eleitoral pode e deve ser alterado”, posicionou-se o presidente da OAB.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

OAB-PE Lança APP

A Ordem dos Advogados do Brasil seccional Pernambuco, lançou nos últimos dias, seu aplicativo para Iphone. A ação faz parte do projeto "Uma Nova Justiça" e tem como objetivo usar a "tecnologia para modernizar e disseminar o uso da justiça e toda a sociedade"

O APP está disponivel para download no linlk:

terça-feira, 2 de julho de 2013

Calendário Acadêmico 2013.2

Julho

08 - Início das matrículas dos alunos veteranos no Portal de Matrícula, sem o acréscimo da Taxa de Retardatários;

22 - 16h às 20h30min – INÍCIO das Matrículas com as Coordenações de Cursos para os alunos veteranos;

25 - 16h às 20h30min – TÉRMINO das Matrículas com as Coordenações de Cursos para os alunos veteranos;

31 - ÚLTIMO DIA DE MATRÍCULA dos alunos veteranos no Portal de Matrícula, sem o acréscimo da Taxa de Retardatários.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Cinara Couto Diretora da UEP

Antes no entanto, precisamos explicar como a estudante do 2º Período de Direito da FASNE chegou até lá.

No dia 04 de Abril aconteceu na Faculdade Salesiana do Nordeste, a eleição para delegado da faculdade no 53º Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE). Aquela foi a primeira disputa desse que viria se tornar o Coletivo Para Mudar.

Para o CONUNE, cada Instituição de Ensino Superior, poderia mandar um delegado, para cada mil estudantes devidamente matriculados. A FASNE, com pouco mais de 700 estudantes, poderia então, mandar apenas um delegado. Nos apresentando com uma politica de oposição à direção majoritária da entidade máxima de representação estudantil do país, nossa chapa ganhou o nome de RECONQUISTAR A UNE, tese nacional com a qual concordamos.

Perdemos a eleição por 109 votos a 63. E Não tivemos como enviar delegado à Goiânia, mas integrantes de nosso coletivo estiveram participando daquele momento como ouvintes.

Logo em seguida porém, aconteceria o 39º Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco Cândido Pinto (CONEUP), e o acordo na comissão responsável pela tiragem de delegados do congresso foi de que as eleições para o CONUNE seriam utilizadas para a tiragem de delegados também para o CONEUP, a proporção no entanto, era menor. Nessa conjuntura, o já coletivo Para Mudar teve a oportunidade de enviar um delegado para junto com o eleito pelo outro grupo politico, representar nossa faculdade.

No entanto, apenas nosso coletivo apareceu em Caruaru, cidade que acolheu o CONEUP nos dias 14 a 16 de Junho. Como delegada e ouvintes, membros de nosso grupo participaram ativamente dos dias do congresso, pautando e discutindo a postura e os rumos da UEP para o próximo período.

Ingressamos na bancada de oposição que se fez majoritária, e que depois de um truculento processo eleitoral, saiu vencedora do congresso. Elegendo o estudante de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco, Luciano Farias, presidente da UEP, tendo a companheira Cinara Vieira Couto, estudante da FASNE e que recentemente disputou a eleição para o Diretório Acadêmico de Direito de nossa faculdade, compondo a diretoria da entidade para o próximo biênio.

Saiba mais no blog Acerto de Contas

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Patrono do DA de Direito da FASNE Pode Ser Beatificado

Começa campanha por beatificação de D. Helder Câmara*


A proposta será debatida com o papa Francisco no próximo mês, no Rio de Janeiro, durante a sua viagem ao Brasil por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. Desde o trabalho que realizou no Rio de Janeiro a partir dos nos 60, d. Elder foi considerado um “inimigo público número um” pela direita. Por Dermi Azevedo

Dermi Azevedo

Cris Foi Liberada

Acaba de ser liberada da Colonia Penal do Bom Pastor, a companheira Crislayne Maria da Silva, 19. A Cris Patos (como é conhecida) é estudante de Ciências Biológicas e presidenta do DCE da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e tinha sido detida arbitrariamente na noite de ontem, quando voltava das manifestações populares em defesa do transporte publico de qualidade.]

Cris na saída do Bom Pastor
Parabenizamos a tod@s que mantiveram-se em virgília e na luta pela liberdade da companheira desde as 19h da noite de ontem, quando de sua detenção.

Coletivo Para Mudar - FASNE


Nota Oficial em Repúdio à Prisão de Crislayne Maria da Silva Pela Policia Militar de Pernambuco

Nota Oficial em Repúdio à Prisão de Crislayne Maria da Silva Pela Policia Militar de Pernambuco

Nós do Coletivo PARA MUDAR da Faculdade Salesiana do Nordeste, vimos por meio desta, manifestar todo o nosso repúdio à prisão da companheira presidenta do Diretório Central dos Estudantes da Faculdade Franssinete do Recife – DCE da FAFIRE, Crislayne Maria da Silva, a nossa Cris Patos.
Cris Patos, Militante Presa em Manifestação

A Companheira foi detida na noite de ontem, durante a dispersão da manifestação do II Ato Nacional em Recife. Segundo o companheiro Marcus Vinícius, diretor eleito da União dos Estudantes de Pernambuco – UEP, a Cris foi presa por uma viatura da Rádio Patrulha sob a acusação de porte de um explosivo, que se tratava de um Spray numa bolsa atribuída a ela. Encaminhada para a delegacia de Santo Amaro, foi ouvida por volta das 4h30 dessa manhã quando foi estipulada uma fiança no valor abusivo de cinco mil reais, que deveria ser pago, até às sete horas da manhã desta quinta-feira. No entanto, antes mesmo do prazo previsto, às 6h ela foi encaminhada para o Instituto Médico Legal, e de lá, para a Colônia Penal Feminina Bom Pastor, onde se encontra presa.

Saiba mais sobre o Protesto, Clique Aqui.
Cris Patos foi liberada, Clique Aqui

É inaceitável que prisões como esta, que nos remete a períodos obscuros da história do Brasil, aconteça num momento em que a população brasileira se levanta, participando de forma efetiva da vida política de nosso país.

Nesta manhã, aconteceu na FAFIRE um culto ecumênico contra a criminalização do movimento e pela Liberação de Crislayne.

Entramos no coro dos companheiros e companheiras dos partidos políticos, das entidades estudantis e sindicais bem como dos movimentos sociais pela IMEDIATA LIBERAÇÃO DA CRISLAYNE. Bem como, pelas bandeiras que a companheira defendia no momento em que foi detida.

#LiberdadeParaCris


Coletivo Para Mudar - FASNE

Um Protesto

Um Protesto
Por Patrick Campos*

Um protesto. O que houve hoje no Recife, isso, pode ser chamado de protesto. Sem ufanismos, hinos nacionais, ôlas, e pautas com muito mais foco. 

Participação do povo e respeito aos grupos e organizações. Mas como não foi aquele desfile cívico sem sentido, e sim uma contundente cobrança pela melhoria do transporte publico da cidade, a resposta do Governador Eduardo Campos não foi mais a faixinha branca no braço da PM, mas sim, seu arsenal de bombas e balas.

A violenta repressão à mobilização revela mais uma vez o caráter hipócrita e mentiroso do "Pacto Pela Vida" e da fracassada política de "segurança" estatal traduzida na medieval e falida instituição da Policia Militar. 

De toda forma, hoje ficou nítido o que acontece quando uma manifestação de caráter reivindicatório do povo toma as ruas. Há embate, a luta e disputa. Que sigamos por este caminho, pela esquerda.

*Patrick Campos é membro do coletivo Para Mudar - FASNE

segunda-feira, 24 de junho de 2013

OAB Apoia a PEC 37/2011

Brasília - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, manifestou hoje (09) ao presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol), Paulo Roberto D’Almeida, apoio da entidade à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 37/2011, que mantém a Polícia Judiciária (Civil e Federal) como responsável pela investigação criminal. O apoio foi solicitado pelo presidente da Adepol em audiência na qual esteve acompanhado de uma comitiva de dirigentes da entidade e delegados. Ophir lembrou que o Conselho Federal da OAB já ajuizou no Supremo Tribunal Federal a ação direta de inconstitucionalidade (Adin) n° 4220, por decisão de seu Conselho Pleno, com o mesmo objetivo da PEC, contestando Resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que prevê o controle externo da atividade policial pelo Ministério Público.

De acordo com a Adin da OAB, a pretexto de realizar o controle externo das polícias, o artigo 2º da Resolução 20/2007 do CNMP permite ao Ministério Público promover investigações criminais, o que contraria o artigo 144 da Constituição Federal. “Aquele que é titular da ação penal, caso do MP, não pode produzir provas; pois assim vamos ter o Estado no papel de investigador e acusador ao mesmo tempo, quebrando a igualdade entre acusação e defesa no processo criminal”, observou Ophir Cavalcante na audiência à Adepol.

O presidente nacional da OAB decidiu solicitar a comissões do Conselho Federal da entidade uma análise a respeito de outro pedido da Adepol, que diz respeito ao projeto de lei 7193/2010, dispondo sobre a investigação criminal conduzida pelo delegado de polícia, o que Ophir chamou de “delegado natural”. Ele ficou também de transmitir ao Instituto Innovare, no qual a OAB tem assento com direito a voz, o pleito da entidade dos policiais de integrar aquele órgão e ver instituída uma premiação às boas práticas exercidas por delegados em favor da Justiça e da cidadania.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Otimização Dos Espaços, PARA MUDAR!

Com localização privilegiada, a FASNE conta com uma estrutura física invejável.Dezenas de salas, sete quadras desportivas (sendo três cobertas), auditório para 300 pessoas, teatro para 800, amplos estacionamentos e etc. Contudo, estes espaços são muito pouco utilizados em prol dos estudantes da Faculdade e consequentemente, da própria instituição.

sábado, 25 de maio de 2013

Por um DA Mais Presente!


Um movimento estudantil forte surge da relação dialética entre os estudantes e suas entidades representativas. O movimento não existe sem os estudantes, e esses, precisam do movimento como forma de articulação em busca de objetivos comuns. Ninguém nega que um coletivo organizado é muito mais forte que os indivíduos particularizados.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Para Mudar a Biblioteca!

Quantas vezes o professor citou um autor e não escreveu o nome no quadro ou não copiamos no caderno? Quem nunca pegou um livro na biblioteca pelo título ou pelo autor, e ao abri-lo percebeu que não consta nada do que imaginou? E quem nunca passou longos minutos decifrando os códigos do sistema de pesquisa?

quarta-feira, 22 de maio de 2013

terça-feira, 21 de maio de 2013

Quem Somos

Somos estudantes de diversos períodos do curso de Direito da FASNE.
Nos reunimos por acreditar que há muito para ser feito em nossa faculdade, e que a organização dos estudantes é determinante para isso. Defendemos que é preciso mudar! Dar uma nova dinâmica ao Diretório Acadêmico e aproximá-lo cada vez de todas e todos.
O papel desta entidade é representar os estudantes e para isso, precisa ouvir a todos, discutir e debater, em outras palavras, ser participativa e democrática. 
Estamos cientes das dificuldades, afinal, somos todas e todos trabalhadoras/es, que na grande maioria dos casos vivência na faculdade uma terceira ou quarta jornada do seu dia. Mas justamente por isso, precisamos lutar por um ensino de qualidade, e pela melhoria permanente da educação e formação que nos é oferecida.
Compreendemos isso, e assim decidimos nos colocar a disposição para encampar as lutas desta nova fase em nosso D.A. Lutas que para nós, são PARA MUDAR!

Armaria, Que Apoio!


Para Empurrar a FASNE Para Frente!


Chapa Para Mudar!

  PARA MUDAR é um coletivo de jovens estudantes do curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Salesiana do Nordeste, que por entender que faz a leitura mais acertada da conjuntura da Faculdade e dos problemas enfrentados pelos estudantes no dia a dia, resolveu disputar as eleições para o Diretório Acadêmico Dom Helder Câmara, que acontecerão no próximo dia 29.

  Reconhecemos os avanços obtidos pela ultima gestão do DA, mas acreditamos que podemos ir além. Ampliando o dialogo com a direção da faculdade queremos aprofundar a participação estudantil nos rumos da instituição.

Conheça nossa chapa:

Cinara Couto
Presidenta
Rafaela Vicente - Vice Presidenta
Patrick Campos - Secretário
Marcos FerreiraTesoureiro
Maria Eduarda MóesDiretora de Educação
Ulisses Vidal Junior - Diretor de Desportos
Neyl SantosDiretor de Comunicação
Wilmah da Silva Diretora de Planejamento Estratégico
Illen Rodrigues
Diretora Cultural
Diogo Barbosa - 1º Suplente